quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ARRAIA DO PATATIVA – UMA TRAJETÓRIA DE ALEGRIA E HISTÓRIA


Parece que foi ontem, 16 anos de pura alegria e emoção nasceu o Arraia do Patativa, nos primeiros anos começamos como uma criança, cuja inocência e molecagem era nossa maior característica, brincávamos de fazer Quadrilha.
Ao longo dos anos fizemos das nossas experiências em busca de objetivos, nos tornamos ousados e abusados, mas sem perder a ternura e a satisfação de fazer cultura numa mistura de tradição e contemporaneidade.
É salutar ver jovens e adultos, através do movimento junino, dar uma representatividade cultural à nossa Assaré, cantada e encantada por Patativa do Assaré.
Sonhar é possível e quando se sonha com comunhão de idéias e ideais, talvez quando foi pensada a construção da Quadrilha Arraiá do Patativa, os jovens protagonizadores da idéia, não imaginasse a dimensão que ela representaria para uma nação cultural chamada Assaré, berço de cultura e tradição.
A participação nos editais do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura foi primordial para o que foi sonhado no passado, tornasse real e com isso credenciou a Fundação Balceiro – Arraiá do Patativa, um Ponto de Cultura, a credenciando ser uma ONG respeitada no Estado do Ceará, onde sua caminhada é permeada na busca da cidadania e no fortalecimento das tradições culturais juninas.
O encantado Assaré, “Torrão Querido” de Patativa, se orgulha por existir a Fundação Balceiro, que além de transformar ações culturais em ações de inclusão social, proporcionando a todos a permanência da chama sempre acesa da poesia do Imortal Poeta, que Deus o levou, mas permanece vivo através do canto e da dança representada pelo Arraiá do Patativa.
É acreditando que sonhar é possível e como muita ousadia que se chega a realização de idéias e ideais. Eis um exemplo Fundação Balceiro de Cultura Popular.
Temos uma história de vitórias, ganhamos vários festivais de quadrilhas regionais no Ceará, podemos destacar alguns, que entendemos que são importantes: Juazeiro do Norte, Crato, Campos Sales, Nova Olinda, Altaneira, Farias Brito, Antonina do Norte, Porteiras e Mauriti, no Cariri; Várzea Alegre e Catarina, no Centro Sul; Tauá no Inhamuns; Boa Viagem e Itatira no Sertão Central; Alto Santo, Jaguaribe, no Vale Jaguaribe; Jijoca de Jericoacoara, Cariré e Uruoca; em Fortaleza nos sagramos Bi Campeão do Ceará Junino, campeonato promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Cultura, entretanto já participamos em mais de 100 festivais de cidades diferentes das "Terras de Iracema".
Representamos o Ceará no Festival da Rede Globo Nordeste, promovido pela Rede Globo de Comunicação, no Campeonato Nordestino por três vezes, promovido pelas Associações Juninas do País.
Participamos por duas vezes do Festival de Quadrilhas de Mossoró e uma vez do Festival de Caruaru, além de sermos convidados para fazermos uma apresentação no Shopping Casa Forte de Recife – PE. 
Numa dialética cultural fazemos uma releitura dos temas que propomos desenvolver, num grande arraia, através da sua atividade sócio cultural e que permeia as tradições culturais da nossa sociedade na atualidade e que se transforma no mote para coreografias, figurinos e o casamento matuto. 
Mantendo a sua identidade, a Quadrilha Arraiá do Patativa produz coreografias, acompanhadas com uma musicalidade própria e direcionadas ao tema desenvolvido, respeitando as tradições e a memória dos povos que nos antecederam, é o resultado de uma pesquisa bem elaborada e que se transforma em um grande arraiá.
Ao longo desses 16 anos de existência construímos enredos que retratam a história do povo nordestino, através do seu patrimônio material e imaterial que permeia o modo de viver, fazer e comportamental dos povos que contribuíram para a construção da sociedade atual.
São 16 anos de luz e criatividade, onde por muito somos admirados e respeitados, sem sermos pretensiosos, até mesmo de inspiração para outros grupos, que para nós é motivo de orgulho, pois se antes éramos apenas mais uma quadrilha junina, hoje somos uma referência no Nordeste brasileiro.
Neste ano o Arraiá do Patativa apresenta o tema: “Um Amor de São João no Universo Fascinante do Sertão”, onde pretendemos fazer uma releitura das manifestações culturais do nordeste brasileiro numa perspectiva da sua contribuição social e cultural à sociedade brasileira e em especial as manifestações que contam a história dos povos que nos antecederam.
É por tudo isso que a Quadrilha Arraiá do Patativa é o Grande Amor do Ceará, orgulho Cariri, do Nordeste e do Brasil, pois ele é permanente e eterno.
Temos a consciência que a nossa atividade artística e cultural é feita com responsabilidade, permeada na busca de manter as tradições juninas, onde crianças, jovens e adultos são os verdadeiros protagonistas e que é feito inspirada na história do nosso povo e com muita responsabilidade.
O Arraiá não é gente, mas é composta por gente que pensa e que é sujeito da construção dessa grande história, não estamos debutamos, pois já temos construímos a nossa identidade de gente grande.











Nenhum comentário:

Postar um comentário