quarta-feira, 12 de agosto de 2015

DEMOCRACIA X MERITOCRACIA
Por: Francisco Eugênio Costa Oliveira
Estamos vivendo num país cuja a ordem social sistêmica é a democracia, cujo valores do Ser sobrepõe aos valores do ter.
Apesar de vivermos num estado laico, os princípios religiosos são fundamentais para a nossa formação humana e profissional.
O exercício da democracia exige de cada um o respeito as diferenças, onde a meritocracia é indispensável para o julgamento e crítica às instituições, aos cidadãos e cidadãs.
Lembrei-me de um adágio popular que diz: "Ao apontar o dedo para alguém, esquece de que existe três apontando para você".
A nossa formação social acontece quando nos tornamos caminhantes da nossa história, onde os erros e acertos são primordiais para o nosso crescimento como cidadão e cidadã.
Não estamos no mundo para julgarmos ou pontuarmos as pessoas e instituições, somos parte dele e portanto, sujeitos que pensamos e construímos juntos numa perspectiva de acertarmos os objetivos que sonhamos e queremos alcançar.
A partir do momento que meritocraticamente julgo o mundo que eu vivo, eu estou me julgando, pois mesmo pensando diferente e estou politicamente, na essência da palavra, e faço parte do contexto social do qual estou inserido.
Somos seres sociais e sociáveis, fazemos parte de uma sociedade, onde as diferenças promove a construção de novas realidades, mas precisamos desarmar nossos espíritos de rancores e ódios para promover a paz social e o respeito entre os homens e as mulheres.
O fascismo é parte de uma história, que queremos esquecer, e jamais conseguirá sobreviver no mundo contemporâneo, e é lamentável quando nos deparamos com um inescrupuloso que todo dia vem disseminando o ódio, o desrespeito e o desamor entre os cidadãos assareenses.
A meritocracia é a arma dos incompetentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário